Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato Quem Somos Seu Imóvel Aqui Pesquisa Completa Área do InquilinoÁrea do Proprietário Financiamento Notícias Links Úteis Documentos para locação MOTA IMÓVEIS IMOBILIÁRIA Nossos Serviços Pesquisa de Satisfação Trabalhe conosco AVALIE SEU IMÓVEL NA REDE APECASA E MOTA IMÓVEIS!
 (91) 98511-4034 - (91) 3352-8818 - (91) 3347-3592
Tradução  

Notícias

Governo publica novo decreto para controle de gastos e equilíbrio fiscal

09/04/2020 - Governo publica novo decreto para controle de gastos e equilíbrio fiscal

noticias

Foi publicado na terça-feira (7), em edição extra do Diário Oficial, o decreto número 670, assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, com as principais medidas de controle de gastos para serem adotadas em todos os órgãos e entidades dependentes do Tesouro Estadual e fundos estaduais, durante o período de pandemia do novo Coronavírus.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer, o objetivo é evitar que o Pará chegue a uma situação de colapso financeiro em decorrência da queda na arrecadação. “Já tivemos, nos últimos 15 dias, uma redução aproximada de 30%. O cenário daqui pra frente ainda é muito incerto, não sabemos por quanto tempo a pandemia vai durar e quais serão os reais impactos disso na economia estadual”, disse. 

O governo do Estado prevê que, inicialmente, haverá uma queda de pelo menos R$ 2,5 bilhões na arrecadação, segundo foi anunciado pelo chefe do Executivo durante videoconferência, na manhã de terça-feira (7), com representantes do Legislativo, Judiciário e de instituições autônomas. 

O decreto 670 complementa o disposto no decreto 367, publicado em outubro de 2019, que estabeleceu medidas de austeridade para o reequilíbrio fiscal e financeiro do Poder Executivo Estadual.

A norma proíbe a celebração de novos contratos, seja ele de qualquer natureza, e ainda de aditivos contratuais que exijam aumento financeiro dos contratos já existentes; a aquisição de softwares, equipamentos e materiais permanentes, além de materiais de consumo com valor acima dos já adquiridos anteriormente; a concessão de gratificações e adicionais para a extensão da carga horária de trabalho tanto de servidores, quanto de empregados públicos; a contratação de estagiários e de servidores temporários, exceto os que forem necessários às medidas de enfrentamento à Covid-19; o pagamento de Gratificação de Tempo Integral (GTI), horas extras, adicional noturno e vale-transporte aos servidores e empregados públicos que estejam ou venham a ficar em regime de trabalho remoto, bem como o pagamento de folhas suplementares.

O documento também proíbe a tramitação de qualquer anteprojeto de lei de reestruturação de órgãos, entidades, cargos, carreiras e remuneração, exceto àqueles destinados a cumprir Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) ou instrumentos congêneres previamente celebrados com órgãos do controle externo; a celebração de novos instrumentos de transferência de recursos do Tesouro Estadual para outros entes da administração pública, exceto em casos de calamidade pública; e a realização de despesas de capital com recursos que dependem do fluxo financeiro do Tesouro do Estado. 

A necessidade de realizar despesas para o enfrentamento ao novo Coronavírus, devidamente justificadas, ou que precisem ser executadas com recursos oriundos de operação de crédito interna ou externa e de transferência voluntária de outros entes da federação para o Estado, devem ser comunicadas ao Grupo Técnico de Ajuste Fiscal (Gtaf), responsável pelo controle e fiscalização dos recursos. A comissão é formada por representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretária da Fazenda do Pará (Sefa), Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e Casa Civil do Estado.
 

Os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta devem autorizar o trabalho remoto sempre que for possível, sem comprometer o interesse público e o atendimento ao cidadão, e a adequar o horário de funcionamento, bem como a jornada de trabalho nas instituições. Além disto, o decreto determina que reduzam o consumo de combustível, energia elétrica, a utilização de telefonia fixa e a frota de veículos locados. 

As instituições devem, ainda, fazer a revisão de contratos de serviços contínuos que demandem a utilização de mão de obra, avaliando: a manutenção do emprego; a redução do valor pago aos mínimos estabelecidos na planilha que embasou a proposta do contrato; dentre outros. 

Os órgãos e entidades das áreas da Saúde, Segurança Pública e Assistência Social devem implementar medidas de redução de gastos para custeio nas unidades que não estejam diretamente relacionadas ao trabalho de prevenção e combate à Covid-19 no Estado.

O decreto também estabelece o envio, a cada 15 dias, de relatórios informando o cumprimento as medidas nas instituições envolvidas. Toda e qualquer exceção ao que está disposto devem ser encaminhadas para a avaliação do Gtaf. “Estamos vendo a arrecadação retrair e precisamos apertar os cintos para ter dinheiro para aplicar nas medidas de enfrentamento à doença, que têm o custo alto e são emergenciais”, concluiu o procurador-geral.

As medidas vigoram enquanto perdurar o Estado de Emergência de Saúde Internacional, decorrente da pandemia do vírus.




Fonte: https://agenciapara.com.br/noticia/18877/

Outras Notícias

IGMI-R ABRIL 2023

IGMI-R ABRIL 2023 A variação de 0,46% do IMGI-R/ABECIP em abril marcou o sexto mês consecutivo de desaceleração...

IGMI-R ABECIP: apresenta desaceleração pelo 5° mês consecutivo, mas apresenta resultados acima da inflação

O IGMI-R/ABECIP desacelerou pelo quinto mês seguido em março, registrando variação de 0,57% (após variar 0,61% em fe...

Rede Apecasa & Mota Imóveis em clima natalino

venha conhecer as melhores promoções do mês de Dezembro alugue, compre, venda, financie, avalie, legalize seu imóvel con...

Correspondente Caixa

Somos correspondentes Caixa exclusivos ! Faça sua analise de crédito agora e saia com o seu imóvel novo.

Programa Casa Verde e Amarela prevê a renegociação de dívida de 500 mil imóveis

O novo programa habitacional Casa Verde e Amarela lançado hoje pelo governo por meio de Medida Provisória para substituir o Minha Casa...

Tour virtual de imóveis é aliado na pandemia

Os imóveis com visitas virtuais para venda ou locação ganharam ainda mais destaque na pandemia. A busca por unidades com essa t...

Apuração do lucro presumido no ramo imobiliário: o caso da permuta de imóveis

O Superior Tribunal de Justiça, em decisões monocráticas, seguidas de julgamentos em agravos internos (Resp nº 1.758.483; Re...

Serviços online de compra e venda de imóveis têm alta de 78%

Os serviços online de compra e venda de imóveis aumentaram 78% desde maio, quando aconteceu a regulamentação dos atos no...

Belém teve saldo positivo de empregos no mês de julho

A Região Metropolitana de Belém (RMB) teve saldo positivo de 1.983 novos postos de trabalho durante o mês de julho, segundo o Depa...

Empresários conhecem cenário atrativo para instalação de negócios no Pará

Foto: Ascom / Sedeme Foto: Ascom / SedemeRepresentantes da Fio Forte Industria de Cosméticos e da Padre Liberio Embalagens, duas empresas do S...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Entrar em contato

 (91) 98511-4034 - (91) 3352-8818 - (91) 3347-3592

www.redeapecasa.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.